Press O De Vapor Relat Rio Pronto
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS
CAMPUS MORRO DO CRUZEIRO
DETERMINAÇÃO DA ENTALPIA DE VAPORIZAÇÃO DA ÁGUA
FÍSICO QUÍMICA EXPERIMENTAL II (QUI-231)
Profa. Melissa Soares Caetano
OURO PRETO
2015
RESUMO
Neste trabalho foi possível determinar a entalpia de vaporização da água em diferentes temperaturas e verificar que o valor obtido é próximo ao da literatura.
Efetuaram-se as diferentes medidas da variação da altura da coluna de mercúrio para a análise e determinação da constante.
p. 2
OBJETIVOS
Determinar o valor da pressão de vapor da água em diferentes temperaturas, bem como verificar sua entalpia de evaporação.
p. 3
INTRODUÇÃO
Uma determinada substância tem a possibilidade de existir em diferentes fases, em diferentes formas físicas, sejam elas sólida, líquida e gasosa e com diferentes estruturas químicas.
A transição de fase é denominada para o processo física no qual uma determinada substância num estado físico passa para outro estado, p. ex: a fusão do gelo, a vaporização da água. As transições de fase ocorrem em temperaturas e pressões determinadas, o que dependem da pureza da substância, p.ex: a água do mar congela em temperatura mais baixa do que a água pura.
Em um recipiente fechado, podemos determinar a pressão de vapor de uma substância, ou seja, determinar quando as fases líquida e vapor coexistem em equilíbrio. O barômetro de mercúrio funciona da seguinte forma: o mercúrio dentro do tubo cai de uma altura proporcional a pressão atmosférica externa, ficando em torno de 760 mmHg ao nível do mar, ou 1 atm. O espaço acima do mercúrio é por aproximação/consideração vácuo. Ao acionarmos o bulbo que contém uma pequena gota de água ao espaço acima do mercúrio. A água adicionada evapora imediatamente preenchendo o espaço com vapor de água. Esse vapor exerce pressão e empurra a superfície do mercúrio alguns milímetros para baixo.
A pressão exercida pelo vapor, medida pela mudança da altura do mercúrio,