Filosofia
FILOSOFIA MEDIEVAL
Contagem
2015
FUNEC – Ressaca
FILOSOFIA MEDIEVAL
Isabela Guimarães Gomes
Turma: 3º ano A
Professora: Eurídice
Contagem
2015
Sumário
1. Introdução ................................................................... pág 04
2. Filosofia de Santo Agostinho ...................................... pág 05
3. O problema do mal nos dias atuais ............................ pág 06
4. As cinco vias de São Tomás ...................................... pág 07
5. Conclusão ................................................................... pág 08
6. Referências ................................................................. pág 09
7. Introdução
8. A seguir você poderá ver dois tópicos sobre a Filosofia Medieval, que é a filosofia que se desenvolveu na Europa durante a Idade Média (entre os séculos V e XV). Como este período foi marcado por grande influência da Igreja Católica nas diversas áreas do conhecimento, os temas religiosos predominaram no campo filosófico.
9. Filosofia de Santo Agostinho O problema do mal
10.
11. Uma das maiores personalidades da filosofia medieval, Santo Agostinho foi um grande filósofo e um grande santo da Igreja. Sua obra, ao mesmo tempo extensa e profunda, exerceu e exerce muita influência em toda a cultura ocidental.
12. O que podemos notar na filosofia de Santo Agostinho, é a presença de um método para a solução do problema do mal. Com base em sua própria experiência, Agostinho nos mostra os caminhos percorridos por ele até obter a resposta que achava satisfatória, tanto para a razão quanto para a fé, do problema do mal.
13. O mal, segundo Santo Agostinho, é o estado em que o homem se afasta de Deus, de seus preceitos, de seu amor. Contudo, é uma condição presente na vida de todos os homens, devido ao pecado original de Adão e Eva, conforme o livro bíblico, Gênesis. O afastamento da convivência espiritual com Deus e a