Presença de Saponina
CURSO DE FARMÁCIA
Glicosídeos Saponifico
Manaus
2014
Glicosídeos Saponifico
Manaus
2014
SUMÁRIO
1. Objetivos 4
2. Introdução 5
3. Materiais, reagentes e equipamentos....................................................6
4. Métodos 6
5. Resultados 7
6. Conclusão 9
7. Referências Bibliográficas 10
1. Objetivo
Promover a identificação dos glicosídeos saponifico.
2. Introdução
As saponinas são glicosídeos de esteroides ou de ternenos policíclicos. Esse tipo de estrutura, que possui uma parte com característica lipofílica (tri-terpeno ou esteroide) e a outra parte hidrofílica (açúcares) determina a propriedades de redução de tensão superficial da água e suas ações detergente e emulsificante. (SIMÕES, 2007)
As saponinas em solução aquosa formam espuma persistente e abundante. Essa atividade provém, como nos outros detergentes, do fato de apresentarem na sua estrutura, como já foi referido, uma parte lipofílica, denominada aglicona ou sapogenina e uma parte hidrofílica constituída por um ou mais açúcares. A espuma formada é estável à ação de ácidos minerais diluídos, diferenciando-a daquela dos sabões comuns. Essa propriedade é a mais característica desse grupo de compostos, da qual deriva o seu nome (do latim sapone = sabão). (SIMÕES, 2007)
Outras propriedades físico-químicas e biológicas encontradas, mas nem sempre presentes em todas as saponinas, são: elevada solubilidade em água; ação sobre membranas: muitas saponinas são capazes de causar desorganização das membranas das células sanguíneas (ação hemolítica) ou das células das brânquias em peixes (ação ictiotóxica) e complexação com esteróides: razão pela qual frequentemente apresentam ação antifúngica e hipocolesterolemiante. (SIMÕES, 2007)
A