Presença de microrganismos no ambiente
ATIVIDADE REFERENTE À AULA PRÁTICA
Presença de Microrganismos no Ambiente
Atividade supervisionada apresentada à Disciplina de Microbiologia do 2º Período do curso Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Morrinhos, sob orientação da Prof.ª Dr. Mara Lucia Lemke para requisito de avaliação e obtenção de nota parcial.
MORRINHOS - GO
DEZEMBRO - 2012 1. OBJETIVO A presente aula prática, ocorrida aos três dias, do mês de dezembro do ano de dois mil e doze, nas dependências do Laboratório de Microbiologia, instalado no Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Morrinhos, situado às margens da BR - 153, Km 633, Zona Rural, visa aguçar aos alunos do 2º Período do curso Bacharelado em Agronomia, a observação de colônias bacterianas, e posterior classificação dos mesmos, quanto à forma, estrutura e textura.
2. MATERIAIS UTILIZADOS 2.1 Aparelhagem * Placa de Petri; * Béquer (2.000 ml) * Autoclave; * Estufa; * Contador de colônias.
2.2 Reagentes * Meio de Cultura Agar Nutritivo
ÁGAR NUTRITIVO | COMPOSIÇÃO (em g.l-1) | Extrato de carne 03,0 Peptona de carne 05,0 Ágar bacteriológico 15,0 | pH a 25º C: 6,8 ± 0,2 |
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Inicialmente, colocamos um béquer contendo meio de cultura, que já havia sido preparado pela orientadora, e as placas de Petri, no interior de um equipamento que utiliza vapor saturado sob pressão, com o objetivo de esterilizar materiais, comumente chamado de autoclave. Ao inserirmos o béquer e as placas de Petri, fechamos a tampa do equipamento, abrimos o registro de vapor e ligamos a chave comutadora no calor máximo. Em seguida, aguardamos a saída de todo vapor interno, para posterior fechamento do bico do registro. A partir do atingimento da pressão de trabalho (1,0 Kgf/ cm2) e