28 Questões
Celoma enterocélico – a mesoderme forma-se a partir de duas evaginações da parede do arquêntero, ou seja da endoderme, que ao se individualizar desta formam os mesmos dois folhetos. Todos os animais com este tipo de desenvolvimento são deuterostómios (a boca definitiva forma-se secundariamente no lado oposto ao blastóporo, originando este o ânus).
Animais protostomios: blastóporo origina a boca
Animais deuterostomios: blastóporo origina o anus
Protostômios são animais em que o blastóporo dá origem á boca (moluscos, anelídeos e artrópodes). Deuterostômios são animais em que o blastóporo dá origem ao ânus (equinodermos e cordados)
6- Aqueles animais em que o blastóporo dá origem à boca são denominados de protostômios (protos = primeiro; stoma = boca), como os platelmintos, os nemátodos, os artrópodes.
Por outro lado, aqueles animais em que o blastóporo dá origem ao ânus são denominados de deuterostômios como, por exemplo, os equinodermos e os cordados.
7- Alguns animais desenvolvem-se até um conjunto de células que não chega a formar tecidos verdadeiros, enquanto a maioria atinge niveis de organização superiores a tecidos, tais como órgãos e sistemas. É possivel, assim, distinguir dois grandes grupos: * Parazoa (parazoário; pará = ao lado, zoa = animal): representado pelos Porifera (esponjas), no qual não há a formação de tecidos verdadeiros. * Eumetazoa (eumetazoários; eu = verdadeiros, metazoário = animal): representados por todos os outros animais que possuem