Presente psicológico - O Comportamento como função do “campo presente”
O Comportamento como função do “campo presente”
De acordo com Lewin o comportamento é a função do campo. No momento em que o comportamento ocorre, ele só depende do campo psicológico (ambiente) dominante naquele momento, ou seja, o modo da pessoa ver e entender seu ambiente externo, e a relação que percebe entre este e suas necessidades.
Ao enfatizar que os eventos psicológicos devem ser explicados em termos das propriedades do campo no momento em eu ocorrem os eventos psicológicos, não se está negando o passado nem o futuro psicológico do individuo, tampouco sua influência sobre o comportamento de tal indivíduo. Lewin diferencia passado de passado psicológico e afirma por este último os fatos ou experiências ocorridos que têm no presente do individuo.
Princípios da contemporaneidade
Lewin afirma que o passado psicológico não influencia o comportamento diretamente, quanto ao presente psicológico Lewin define como a interação de fatores psicológicos passados, presentes e futuros. Por outro lado Lewin mostra que relacionar o comportamento com o campo passado pressupõe que se conheçam suficientemente alguns fatores: primeiro como e em que medida o passado modificou o campo naquele momento; segundo, se naquele momento, o passado e outros eventos modificaram novamente o campo.
Tempo em Psicologia
O que caracteriza o tempo em psicologia é que ele deve ser concebido em termo de unidades psicológicas. Determinado fator deve ser visto como contemporâneo enquanto psicologicamente significativo para o individuo.
Ecologia Psicológica é a identificação da parte do mundo físico ou do mundo social que irá determinar em dado período a zona de fronteira do espaço vital.
A teoria de campo considera os fatos psicológicos e não psicológicos.
Fatos psicológicos: são aqueles representativos em dado momento para o individuo, mesmo quando fisicamente não estejam presentes;
Fatos não psicológicos: são os fatos físicos e sociais presente em