025835461970

1144 palavras 5 páginas
Gestalt
Gestalt é uma palavra alemã. Existem diversas interpretações para o termo, uma, diz que pode ser considerada a psicologia da forma, outra, associa ao processo de surgimento de figura-fundo. É considerada a psicologia da forma, foram desenvolvidos a partir da percepção e da sensação dos movimentos, buscando entender os processos envolvidos na ilusão de ótica ou seja o que acontece quando vemos um estimulo diferente do que ele é na realidade o eixo central da Gestalt é a percepção é considerada o fenômeno que estuda a maneira de como assimilamos as sensações.
Surgiu por volta de 1870, alguns estudiosos alemães começaram a pesquisar a percepção humana, principalmente a visão. Para alcançar este fim, eles se valiam especialmente de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos pictóricos. Estas pesquisas deram origem à Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma. Seus mais famosos praticantes foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que desenvolveram as Leis da Gestalt, válidas até os nossos dias. Com seu desenvolvimento teórico, a Gestalt ampliou seu leque de atuação e transformou-se em uma sólida linha filosófica.
Lei da semelhança; Lei da proximidade; Lei da continuidade; Lei da pregnância; Lei do fechamento; Lei da unificação. O maior nome da psicologia de campo é Kurt Lewin. Lewin define como objeto da psicologia as transações comportamentais do indivíduo em seu meio interno e externo. Lewin distinguiu os processos físicos e fisiológicos, que são mediadores das transações comportamentais do indivíduo com seu meio ambiente, do comportamento propriamente dito. A explicação psicológica do comportamento, segundo Lewin, implica a identificação de características direcionais. Segundo Lewin, não se pode considerar um comportamento psicologicamente determinado, se seu efeito não é consciente nem teve uma motivação inconsciente.
Espaço vital (space life): Segundo Lewin, é constituído pela pessoa e pelo ambiente.

Relacionados