Faça o que tem que ser feito
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO – 2010
SUMÁRIO
1.PSICOLOGIA: TEORIA DE CAMPO DE KURT LEWIN 1
SÃO PAULO – 2010 2
INTRUDUÇÃO
A teoria de campo é uma teoria derivada da Getalt. De acordo com essa teoria são as forças do ambiente que levam indivíduos diferentes a reagirem de forma diferente ao mesmo tipo de estimulo. A influêcia dessas forças sobre o indivíduo depederia das próprias necessidades, atitudes, sentimentos e expectativas do mesmo. O Campo psicológico seria o ambiente, concluindo suas forças sociais de maneira como é visto ou percebido pelo indivíduo. Segundo Lindgren, “o fato é que o comportamento das crianças é determinado por sua percepção de si próprias e do mundo que a rodeia”. A fim de compreender o campo psicológico das crianças, os professores precisam desenvolver suas sensibilidades em relação aos sentimentos de atitudes infantis.
Ele busca na Física as bases metodológicas de sua psicologia. Os principais conceitos são:
Campo psicológico ⇒ espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta não somente o indivíduo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes.
Espaço vital ⇒ totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento.
O inter-relacionamento e a interdependência em determinado campo serve para explicar as mudanças do “aqui e agora”, como sendo dependentes do que ocorre ao seu redor. Para a teoria de Campo, um dos conceitos mais importantes é o da interação. Interação do indivíduo com a situação concreta em que está inserido num dado momento.
O objeto da psicologia, segundo esta teoria, são as transações comportamentais do indivíduo no seu meio interno e externo. O meio interno diz respeito às emoções, sentimentos, eventos