PREPOSI O DEFINI O
DEFINIÇÃO
Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si; é invariável; e estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga.
Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais. As preposições podem introduzir:
• Complementos verbais: Obedeço “aos meus pais”.
• Complementos nominais: continuo obediente “aos meus pais”.
• Locuções adjetivas: É uma pessoa “de caráter”.
• Locuções adverbiais: Naquele momento agi “com cuidado”.
• Orações reduzidas: “Ao chegar”, foi abordado por dois ladrões.
PREPOSIÇÕES
Exemplos:
1. Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir. amigos de João / modo de vestir: elementos ligados por preposição de: preposição
2. Ela esperou com entusiasmo aquele breve passeio. esperou com entusiasmo: elementos ligados por preposição com: preposição
Esse tipo de relação é considerada uma conexão, em que os conectivos cumprem a função de ligar elementos. A preposição é um desses conectivos e se presta a ligar palavras entre si num processo de subordinação denominado regência.
Diz-se regência devido ao fato de que, na relação estabelecida pelas preposições, o primeiro elemento – chamado antecedente – é o termo que rege, que impõe um regime; o segundo elemento, por sua vez – chamado consequente – é o termo regido, aquele que cumpre o regime estabelecido pelo antecedente.
LOCUÇÕES PREPOSITIVAS
Defrontamo-nos com uma classe gramatical que, assim como as demais, é dotada de características próprias:
* Quanto à finalidade, tem por objetivo ligar dois temos em uma oração, como por exemplo:
Este carro é de Pedro. Notamos que a preposição “de’’ ligou o verbo (é) ao substantivo próprio (Pedro).
* Outro aspecto digno de nota é o fato de as preposições serem invariáveis, ou seja, não admitirem flexões, assim como os substantivos, adjetivos, verbos, dentre outros.
* Quanto à composição, são resultantes da