Preparo e padronização do hcl
Nesse experimento faremos a abordagem sobre calor de reação, determinando a variação de temperatura de cada uma delas.
Calor de reação corresponde à variação de entalpia (calor absorvido) observada em uma reação química.
2) Objetivo
O objetivo deste experimento é determinar a mudança de temperatura e a quantidade de calor absorvida pela solução e pelo frasco.
3) Materiais :
• Hidróxido de sódio
• Ácido clorídrico
• Erlenmeyer 250 mL
•Termômetro
•Balança eletrônica
4)Métodos
O experimento foi divido em três etapas: etapa A, etapa B e etapa C
Etapa A:
1)Determinar a massa de um erlenmeyer de 250ml, limpo e seco , cuja pesagem encontrada foi 125,824g
2)A este erlenmeyer adicionamos 2,042g de NaOH (sólido), com aproximação de 0,01g ( este não esteve muito tempo em contato com o ar , por ser muito higroscópio).
3)Com auxilio de um termômetro, determinamos a temperatura de 200ml de água destilada, e a verificação desta foi de 26°C.
4)Vertemos a água destilada sobre o NaOH e agitamos vagarosamente o erlenmeyer até que todo NaOH ficasse dissolvido. Durante toda a dissolução monitoramos a temperatura com o auxilio do termômetro, até registrarmos a temperatura mais alta. Este registro foi de 30°C.
Etapa B:
Procedemos da mesma forma que os itens anteriores, substituindo apenas , os 200ml de água destilada, por 200ml de HCl 0,25 Mols/L
Utilizamos o mesmo erlenmeyer, porém este foi lavado e totalmente seco (não foi preciso o uso da estufa, pois colocamos álcool na vidraria e secamos até o álcool se extinguir).
A massa de NaOH pesada nesta etapa foi de 2;017g e a temperatura de 200ml de HCl verificada foi de 28°C . Ao vertermos o HCl sobre o NAOH, a temperatura mais alta que a reação chegou foi de 33°C.
Etapa C:
Procedemos da seguinte maneira :
Vertemos 100ml de uma solução de NaOH