Preparo e padronização de Naoh
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
PROFESSOR DR. SEBASTIÃO BARROS ARAÚJO
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL
ALUNO: VALÉRIA C. DE SOUSA.
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DE NAOH
TERESINA
2014
1. INTRODUÇÃO
Nessa prática foram realizados o preparo e a padronização da solução de Hidróxido de Sódio (NAOH) 0,10N. A padronização foi feita através da titulação, com a solução padrão de Bifitalato de Potássio. Foram utilizadas algumas gotas do indicador ácido-base fenolftaleína.
2. RESUMO DA PRÁTICA
No experimento a padronização da solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) foi realizada através de titulação.
Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Quando se pretende encontrar uma concentração, a titulação é um procedimento analítico e, geralmente, são feitas medidas de volume.
O Bifitalato de Potássio (C8H5KO4) foi à solução padrão utilizada, ou seja, é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primário.
A fenolftaleína é um indicador-base, ou seja, é uma substância que, por suas propriedades físico-químicas, apresenta a capacidade de mudar de cor na presença de um ácido ou de uma base. No meio básico fica rosa e incolor em meio ácido.
3. OBJETIVOS
Saber manusear o material necessário na padronização de uma solução.
4. MATERIAIS E REAGENTES
-MATERIAIS: 1) Balão Volumétrico de 100ml 2) Erlenmeyer de 125 ml 3) Pipeta graduada de 10 ml 4)