PREPARO E DILUI O DE UMA SOLU O
Disciplinas: Físico-química Experimental
PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES
INTRODUÇÃO
Solução são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas, composta por soluto e solvente, onde soluto é o dissolvido e solvente é o que dissolve. As soluções líquidas possuem um arranjo molecular típico de um líquido puro: as partículas se encontram dispostas próximas umas às outras. Entretanto, uma solução líquida é composta de diferentes partículas (RUSSEL, p.502-504).
Diluir uma solução consiste em adicionar a ela uma porção de solvente. O processo inverso à diluição é a concentração de soluções. Ao diluir uma solução a massa do soluto não terá alteração, sendo a mesma massa inicial e final, já o volume da solução aumentará, uma vez que for adicionado uma porção de solvente. A concentração por sua vez diminuirá.
A concentração de uma solução é a relação entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente ou da solução. Uma vez que as quantidades de solvente e soluto podem ser medidas em massa, volume ou quantidade de matéria (número de moles).
OBJETIVOS
Preparação de uma solução aquosa de permanganato de potássio , retirando alíquotas afim de realizar diluições sucessivas. E a determinação das respectivas concentrações.
METODOLOGIA OU PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e reagentes:
Bastão de vidro
Balança digital
Balão volumétrico 100ml (2)
Balão volumétrico 50ml
Béquer 50ml
Espátula
Funil
KMnO4
Pipeta volumétrica
Primeiramente, pesou-se a massa 0,3967g de KMnO4 e transferiu-se essa massa para um béquer de 50 ml, dissolvendo-a em menos de 50 ml de água destilada, fizemos o preparo de uma solução, ou seja, um sistema homogêneo. Obtivermos a equação química da dissolução do permanganato de potássio abaixo:
KMnO4 (s) + H2O (l) → K+ + MnO4 (aq) + H2O (l)
Podemos determinar a concentração da solução ou podemos ainda estimar se ela está mais ou menos concentrada relacionando a intensidade da