preparo de soluções
FACULDADE DE FARMÁCIA
BROMATOLOGIA
RELATÓRIO Nº2
PREPARO DE SOLUÇÕES E REAGENTES
DISCENTES: CAMILA FERREIRA
LUCAS GONÇALVES
LUDMYLA MARQUES
PHILLIPE MARTINS
RIO VERDE – SETEMBRO 2014
INTRODUÇÃO
O uso de soluções com composições e concentrações específicas é de suma importância na prática laboratorista. De acordo com o colunista Leandro Carneiro, do portal educação, conceitua-se solução como sendo a mistura unifásica ou homogênea de mais de um componente e, na dissolução de uma substância em outra, a que se dissolve é o soluto e o meio de dissolução é o solvente.
As soluções são obtidas para qualquer um dos três estados da matéria: sólido, líquido ou gasoso.Uma solução diluída é aquela que apresenta proporções relativamente pequenas de soluto, enquanto uma solução concentrada apresenta proporção relativamente maior. Já a concentração de uma solução se refere à quantidade de soluto presente em dado volume de solução, e é expressa mais comumente em molaridade, molalidadee normalidade.
Para estudo das soluções três aspectos devem ser considerados: quantidade, composição e concentração. A quantidade da solução envolvida em um processo pode ser medida em massa e volume. Contudo, existem, ainda, outros métodos para definir a concentração de uma solução. A composição de uma solução é a soma total de todos os ingredientes que a compõem, e a concentração de uma solução são as quantidades relativas destes vários componentes. (OHLWEILER, 1984)
Os reagentes são soluções, ou substâncias que são necessárias para que uma reação aconteça. Cada um deles é especializado em um determinado teste. Para preparar reagentes no laboratório, é necessário entender os propósitos e a química do mesmo. Cada reagente se combinará com os componentes da amostra gerando assim um produto.
O preparo de uma solução exige atenção a alguns passos, quais sejam: o cálculo da quantidade de soluto a ser utilizada, a medição desse