PREPARO DE SOLUÇÕES
INTRODUÇÃO
Uma solução pode ser definida como sendo um material homogêneo que contém mais de uma substância, onde o componente em menor concentração é chamado de solvente.
Os tipos de soluções podem ser: sólido-líquido (água do mar), sólido-sólido (aço), gás-gás (ar atmosférico), sólido-líquido-gás(refrigerantes), etc.
Pelo fato de ser homogenia, uma solução algumas vezes ode ser confundida com uma substância pura. Uma solução difere de uma substância pura por apresentar propriedades diferentes. Se colocarmos em dois recipientes diferentes uma solução de NaCl e água pura, não conseguiremos distinguir visualmente qual dos dois recipientes contem a agua ou a solução pelo fato de ambas serem incolores, porém se medirmos a resistência elétrica observaremos que apenas a solução salina apresenta condutividade elétrica. Uma solução aquosa de CuSO4.5H2O poderia ser facilmente distinguida visualmente da água pura pelo fato de apresentar uma coloração.
Além da condutividade elétrica e a coloração existe uma infinidade de propriedades que podem diferenciar uma solução de um solvente puro.
Com relação à quantidade soluto/solvente para um determinado soluto, as soluções podem ser classificadas como saturadas, insaturadas e supersaturadas.
Uma solução saturada é aquela em que uma quantidade máxima possível do soluto se encontra desenvolvida na solução, ou seja, qualquer quantidade de soluto que for adicionada à solução não será mais dissolvida na temperatura considerada. Quando a quantidade do soluto que está dissolvida é menor que a concentração da solução saturada esta solução é insaturada. Uma solução que contenha mais soluto do que está presente na solução saturada em condições experimentais análogas é supersaturada. Essa solução não é estável, especialmente se entrar em contato com qualquer soluto não dissolvido.
Em experimentos diários em laboratórios de química, principalmente na área de química analítica, são utilizadas