Ética nos Negócios
1 INTRODUÇÃO 3
2 o caso schincariol em sua abordagem comportamental 4
3 as responsabilidades do profissional de contabilidade 5
4 O contador – implicações nas fraudes efetuadas. 7
5 as penalidades aos profissionais de contabilidade envolvidos no caso. 8
6 CONCLUSÃO 10
7 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa aborda a conduta do profissional de contabilidade debatendo os principais motivos que podem levá-lo a ferir sua moral e ética profissional.
No arquivo disponibilizado de Produção Textual – Individual, com o tema Ética nos Negócios – 3° Semestre, foi proposto uma discussão abordando alguns tópicos que estão inclusos nesta dissertação abaixo.
O contador, como principio ético fundamental deve obedecer às normas éticas e profissionais que ditam a sua profissão.
Entretanto podemos avaliar claramente a dificuldade em se manter uma postura ética nos tempos que se fazem regidos pela vontade de lucro fácil e rápido.
A dissertação deste trabalho individual tem como objetivo a Cervejaria Schincariol, acusada de sonegar aproximadamente R$ 1 bilhão em impostos.
2 o caso schincariol em sua abordagem comportamental
A Primo Schincariol Indústria de Cervejas e Refrigerantes S/A, detentora da marca Schincariol, teve seu marked share de 11,5% a participação do de mercado das cervejas nacionais, tornando-se assim a segunda maior produtora de cerveja do país com 7 (sete) fábricas em plena atividade e angariou respeito e admiração de toda a sociedade brasileira.
O Grupo era constituído por 7.000 operários diretos e 25.000 indiretos (entre distribuidores, fornecedores e prestadores de serviço).
O rápido desenvolvimento e ganho de mercado, onde o Grupo Schincariol multiplicou por seu incomodou a concorrência fazendo então que estes passassem a ser visados também como suspeita por órgãos