Preparo de soluções
Farmácia – Noturno
Evaldo F. M. Dutra – Nº da Matrícula: 2011025545
Gabriela S. Pimentel – Nº da Matrícula: 2011025588
Isabela A. Costa – Nº da Matrícula: 2011025626
PREPARO DE SOLUÇÕES
Data do experimento: 27/10/2011
Professora: Maria de Fátima Carvalho Alcântara
Mesa: 3
Belo Horizonte
2011
1 - INTRODUÇÃO
As soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, as quais são moléculas ou íons. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria. Todas as misturas gasosas são soluções porque qualquer mistura de gases é homogênea. Soluções sólidas, como certas ligas metálicas, são comuns. A grande maioria das soluções, entretanto, existe no estado líquido. Soluções líquidas são formadas pela dissolução de um gás, líquido ou sólido em um líquido. Se o líquido é a água, a solução é chamada de solução aquosa.
Um modo simples de saber ou comprovar se uma solução é ácida, neutra ou básica é através de indicadores, tais como: papel de tornassol ou solução alcoólica de fenolftaleína. O papel de tornassol azul em meio ácido adquire a coloração vermelha e o papel de tornassol vermelho em meio básico adquire a coloração azul. A solução de fenolftaleína permanece incolor em meio ácido e em meio básico adquire coloração rosa.
2 - OBJETIVOS
Preparação correta de duas soluções aquosas: uma de ácido clorídrico (HCl) e uma de hidróxido de sódio (NaOH), e a determinação qualitativa do Ph.
3- PROCEDIMENTOS
Procedimento 1 “Preparação de 250 mL de solução 0,10 mol L-1 de NaOH”
Pesou-se 1g de NaOH, com o auxílio de uma espátula, e o transferiu para um vidro de relógio. O hidróxido de sódio pesado foi diluído em um béquer de 100mL com aproximadamente 50mL de água com o auxílio de um bastão