Ferro Fundido
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
QUÍMICA NA ENGENHARIA
FERRO FUNDIDO
CURSO: Engenharia Civil –
Rafael
*Centro Universitário Una – Instituto Politécnico – Avenida Raja Gabaglia, 3.950, Bairro Estoril, Belo Horizonte-MG, CEP. 30494-310. Resumo: Os ferros fundidos são ligas de ferro e carbono com teores elevados de silício e também são fabricados a partir do ferro-gusa. No ferro fundido o carbono está presente com teores entre 2 e 4,5%.Como consequência são mais duros do que o aço. Além disso, por causa do silício forma-se grafite em sua estrutura, o que os tornam mais frágeis. Portanto, não é possível forjá-los, estirá-los, laminá-los ou vergá-los em qualquer temperatura. As propriedades dos ferros fundidos podem ser melhoradas não só com a adição de elementos de liga, mas também por meio de tratamento térmico. Devido às suas propriedades e ao menor custo de processamento, está substituindo alguns tipos de aços, e os ferros fundidos maleáveis na maioria de suas aplicações.
Palavras-chave: Ferro fundido, ligas de ferro, carbono, silício, ferro-gusa, elementos de liga, tratamento térmico, custo, processamento, custo, aplicações..
1. FERRO FUNDIDO
Segundo CHIAVERINI, “ferro fundido é a liga ferro-carbono-silício, de teores de carbono geralmente acima de 2,0%, em quantidade superior à que pode ser retida em solução sólida na austenita, de modo a resultar carbono parcialmente livre, na forma de veios ou lamelas de grafita”. uma vez que o composto formado – carboneto de ferro (Fe3C) – não é uma fase de equilíbrio. A cementita (Fe3C) pode se decompor em fases mais estáveis de ferro e carbono (grafita). Na maioria das situações práticas a cementita é bastante estável.
Ligas com teor de carbono de 4,3% a 1148°C (ponto C),são chamadas de ligas eutéticas. São as ligas de menor pondo de fusão ou solidificação. Ferros fundidos com teor de carbono variando entre 2,0 a 4,3 % são denominadas