Preparo de Soluções
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
COMPONENTE CURRICULAR: TÉCNICAS LABORATORIAS EM QUÍMICA
PROFESSORA: Dra. LORENA C. MATINIANO DE AZEVEDO
Discentes: Diones Machado
Lumara Lima
Luzenilce Oliveira
Thayla Cristina
Preparo de Soluções
SÃO BERNARDO- MA
15 de JULHO DE 2013
RESUMO
Apartir dos dados que nos foram dados, como Volume, Molaridade e PM, pudemos calcular e pesar a massa do soluto de cada solução em uma balança, em seguida solubilizamos cada soluto e completamos com o volume de água destilado indicado para cada solução e depois homegeneizamos a solução, com o auxilio de um bastão de vidro e em seguida agitamos o frasco para completar a homogenização.
1. INTRODUÇÃO
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Em uma solução, a substância que se dissolve é denominada soluto, e a substância que dissolve recebe o nome de solvente. Quando dissolvemos NaCl em água, temos uma solução em que o soluto é o NaCl e o solvente é a água. Em regra geral se considera soluto a substância que está em menor quantidade.
As diversas maneiras de relacionar a quantidade de soluto com a quantidade de solvente de uma solução são denominadas concentração. A concentração comum é a relação entre a massa do soluto em gramas e o volume da solução em litros: , onde C= concentração, m= massa do soluto (em grama) e V= volume (e, litro).
2. OBJETIVO
Demonstrar cálculos necessários para o preparo de soluções; Preparar soluções, utilizando as técnicas de segurança em laboratório.
3. PARTE EXPERIMENTAL 3.1 Materiais Utilizados
» Espátula
» 3 Balões volumétricos com rolha
» Bastão de vidro
» 3 Béqueres
Substâncias:
» Água destilada
» Sacarose
» Cloreto de Sódio
» Hidróxido de Sódio
3.2 Procedimento Experimental
» Preparar 250 mL de solução de NaOH 1,3 mol L -¹ (PM=40g/mol)
» Preparar 50 mL de solução de Sacarose 0,5 mol L-¹(PM=342g/mol)
» Preparar 200 mL de solução de NaCl 0,7