Preparo de solução padrão 0,1 eq/l de hcl |
Preparar uma solução padrão 0,1 eq/L de HCl, com utilização de HCl concentrado e bórax.
* Procedimentos experimentais
- Preparo da solução de HCl aproximadamente 0,1 eq/L
Juntou-se 500 mL de água destilada em um cilindro graduado de 1000 mL, e com auxílio de uma pipeta graduada juntou-se 9,5 mL de HCl concentrado. Completou-se o volume de 1000 mL com água destilada, homogeneizou-se.
Transferiu-se a solução preparada para um frasco de vidro, o qual foi devidamente limpo e lavado anteriormente. Rotulou-se o frasco com uma etiqueta, contendo as informações necessárias.
Obs: O cálculo do volume de HCl concentrado a ser utilizado, baseado nos dados que constam o rótulo do reagente, resultaria um volume aproximadamente 8,5 mL. Entretanto é conveniente acrescentar um excesso de 1 mL devido a variações em sua concentração.
- Preparo da solução padrão primário de Bórax Com auxílio de um pesa-filtro, pesou-se pode diferença 2,1262g de Bórax para um bécher de 50 mL. Solubilizou-se, pouco a pouco e transferiu-se quantitativamente para um balão volumétrico de 100 mL.
- Padronização da solução de HCl pelo Bórax Lavou-se a bureta e a rinsou-se com a solução do ácido preparado, encheu-se até um pouco acima do zero e depois zerou-se a bureta. Para fazer o ensaio em branco, colocou-se 70 mL de água e duas gotas do indicador alaranjado de metila em um erlenmeyer. Com a aparelhagem devidamente montada, titulou-se e anotou-se o volume de ácido gasto para consumir o indicador. Pipetou-se 10 mL da solução de bórax preparada no balão volumétrico, transferiu-se para um erlenmeyer e acrescentou-se duas gotas do indicador alaranjado de metila. Pôs-se uma folha de papel embaixo do erlenmeyer e iniciou-se a titulação, juntando lentamente o ácido da bureta e com constante agitação do conteúdo do erlenmeyer até