relatorio titulação - UNIOESTE
C= Padrão Primario é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substancia, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtem é uma solução padrão primaria. Essa solução primaria deve obter as condições: possuir numero de mols conhecido, precisa ser estável, não pode ser volátil, não apresentar umidade, apresentar pureza elevada, ser facilmente solúvel. [3] A titulação é utilizada para se determinar a quantidade de uma substancia em solução, medindo a quantidade necessária de um reagente para reagir completamente com toda a substancia. Isso é feito adicionando um reagente em uma solução de numero de mols conhecida até que ela reaja por completo. Então através do volume de reagente adicionado determina a concentração do reagente consumido, em seguida, utilizando a estequiometria da reação, determina a concentração da substancia e se conhecido o volume de solução que a continha, a concentração da solução. [2] Os indicadores são ácidos ou bases fracas sendo suas formas moleculares e iônica estão associadas com cores distintas. A equação a seguir representa o comportamento do indicador, onde HIn é o acido fraco.
HIn ↔ + Em solução ácida o equilíbrio se desloca para a esquerda sendo visto a cor de HIn, conforme a adição de uma base a concentração dos íons é reduzida, deslocando o equilíbrio para a direita, observando a cor do íon . Os indicadores de base fraca (InOH) ocorre com a seguinte reação.
InOH ↔ + Em solução básica o equilíbrio se desloca para a esquerda sendo visto a cor de InOH, ao adicionar acido ao meio o equilíbrio se desloca para a direita observando a cor do íon . [2]