relatório de PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
QUÍMICA INDUSTRIAL
1º PERÍODO
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO
Rute Sayuri Kano
Professor Cicero Wellington Brito Bezerra
São Luís
2014
1. Introdução
Para entender o preparo e a padronização de soluções, através da titulação, é necessário um conhecimento prévio sobre a importância e o preparo de soluções, assim como a diluição das mesmas a fim de obter a concentração desejada. É, ainda, importante se ter em mente o método usado para chegar ao resultado final.
Pode-se compreender como solução a mistura de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme, ou seja, a mistura homogênea de substâncias. As soluções podem ser classificadas como sólida, liquida ou gasosa, em que os componentes se encontram em temperatura ambiente. Quanto à condutividade elétrica podemos classificar uma solução como eletrolíticas (iônicas) ou não eletrolíticas (moleculares). Contudo, podemos também classificar as soluções quanto à proporção de soluto/solvente. Soluto pode ser considerado o componente presente em proporção menor que a do solvente.
As soluções são muito importantes em nosso dia-a-dia: o ar que respiramos é uma solução (mistura) de gases; a água do mar (que cobre ¾ da superfície terrestre) é uma solução que contém vários sais; muitos produtos, como bebidas, materiais de limpeza, remédios, etc. são soluções; muitas reações químicas, feitas em laboratórios e em indústrias, são realizadas em solução; em nosso corpo (que contém cerca de 65% em massa de água), o sangue, o suco gástrico, a urina são líquidos que contêm em solução um número enorme de substâncias que participam de nosso metabolismo. As soluções, enfim, têm grande importância científica, industrial e biológica (FELTRE, 2004).
Em laboratórios, no preparo de soluções é preciso o uso da diluição. Diluição é a adição de solvente com o objetivo de tornar a solução menos concentrada. Dentro do aspecto