Relatório preparo e padronização de uma solução
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES.
Análise farmacêutica.
Farmácia Matutino 2º ano
Professor: Theodoro Marcel Wagner
Acadêmicos: Jonas Lino Marcela Cristina Fausto
Tailine Ferreira Braga Suelen Ribeiro Lamego Stéfani da Cruz Joinville, abril de 2013.
INTRODUÇÃO
Uma solução define-se por ser uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. O componente em maior quantidade denomina-se solvente, enquanto aqueles que aqueles que se encontram em menor quantidade são os solutos.
Uma solução padrão é uma solução contendo uma concentração conhecida de determinada substância química. Essas soluções podem ser classificadas como primárias ou secundárias. A padronização de uma solução tem por finalidade determinar a concentração real de um soluto em uma solução. Conhecer a concentração real é importante quando a solução será utilizada para fins quantitativos, ou seja, será usada para análises quantitativas, como por exemplo, em titulações. A padronização, também chamada de fatoração, é feita por comparação com outra solução padronizada.
A solução padrão primário é um composto de elevada pureza química que serve como material de referência para os métodos titulométricos de análises químicas. Para uma solução se enquadrar nesta classificação, alguns requisitos devem ser respeitados, tais como: possuir elevada pureza química; estabilidade ao ar; custo acessível e disponibilidade de obtenção; solubilidade adequada no meio. O padrão secundário não preenche todos os requisitos exigidos por um padrão primário, mas sua pureza pode ser adequadamente estabelecida, assegurando as condições de análise titulométrica. O procedimento de titulação é uma operação que consiste em juntar lentamente uma solução a outra, até o término da reação entre seus solutos, com a finalidade de determinar a concentração de uma das soluções, a partir da concentração já conhecida da outra solução. OBJETIVOS