Preparo de soluçoes
PREPARO DE SOLUÇÕES
FARMÁCIA
OBJETIVO
Preparar soluções a partir de solutos sólidos e solutos líquidos.
INTRODUÇÃO
Na natureza dificilmente as substâncias se apresentam na sua forma pura, quase sempre elas se apresentam na forma de misturas.
Nas soluções, as partículas do soluto não se separam do solvente, constituindo uma única fase, ou seja, são misturas homogêneas de um soluto (substância a ser dissolvida) distribuídas através de um solvente (substância que efetua a dissolução).
Existem soluções nos três estados físicos: gás, líquido ou sólido. As soluções mais familiares são aquelas no estado líquido, especialmente as que usam água como solvente. Para preparar uma solução aquosa com uma molaridade desejada de um sólido ou líquido puro, pesamos uma massa exata do reagente e a dissolvemos no volume desejado em um balão volumétrico. Soluções diluídas podem ser preparadas a partir de soluções concentradas. Um volume ou massa desejados de uma solução concentrada é transferido para um recipiente limpo e diluído para um volume ou massa final pretendidos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Água destilada;
Balança analítica;
Hidróxido de sódio;
Copo de Béquer;
Capela;
Ácido cítrico;
Balão volumétrico;
Pipetador;
Solução HCl.
Bastão de vidro;
Conta gotas;
Pipeta graduada;
Espátula;
Para a preparação da solução de 100ml de NaOH 0,01M, foi colocado um copo de béquer na balança analítica, tarado, para que fosse usado como suporte pra a medição de 0,04g de NaOH; então foi adicionado água destilada para que houvesse a diluição do mesmo. Posteriormente a solução foi colocada em um balão volumétrico de 100ml, completando-a até o menisco com água destilada e homogeinizada. Na preparação de 100ml de HCl 0,1M, foi colocado água destilada no balão volumétrico e levado até a capela para pipetar 0,838ml do ácido, que foi despejado no balão volumétrico. O balão foi agitado, para que houvesse