Introdução ao Estudo da Química
A química (ou melhor, a matéria e suas transformações) está sempre presente em nosso dia-a-dia. Talvez o exemplo mais ligado ao nosso cotidiano seja o funcionamento de nosso próprio organismo. O corpo humano é um “laboratório” em que ocorrem, durante todo o tempo, fenômenos químicos muito sofisticados, a saber: ingerimos vários materiais como alimento, água, ar etc.; após inúmeras transformações, o organismo elimina os produtos residuais, por meio de fezes, urina, suor etc.; entre outras funções de nosso corpo.
Enfim, nesse “processo de vida”, notamos ainda um perfeito entrosamento dos fenômenos que são estudados pela Química, Física, Biologia e por novos ramos da ciência.
Assim como acontece com as outras ciências naturais, a química baseia-se na observação de fatos da natureza. Mais do que isso, a pesquisa química envolve a execução de experiências em laboratórios e a cuidadosa observação e interpretação dos resultados.
Quando um cientista realiza algumas experiências e obtém resultados importantes, geralmente ele os publica em revistas especializadas de circulação mundial. Sua descrição deve ser precisa o suficiente para que os outros cientistas possam reproduzi-la e chegar aos mesmos resultados. Caso contrário, suas conclusões não serão aceitas pela comunidade científica mundial. Assim, uma preocupação importante relacionada com as experiências é a sua reprodutibilidade.
A medicina, talvez a mais antiga das ciências associadas à química, é uma das maiores beneficiadas com os modernos avanços dessa área. Anualmente são descobertas centenas de novas substâncias que podem atuar como medicamentos.
Todas essas fascinantes aplicações que descrevemos representam apenas parte do que existe em termos de avanço científico e tecnológico ligado à química. Note como é importante conhecer a Química para compreender melhor o mundo em que vivemos. Por fim, o conhecimento irá conscientizá-lo da necessidade de reciclagem de materiais como o papel,