Relatorio - Introdução Ao Estudo das Reações Químicas
Professor(es): Jairo Esteves
Introdução Ao Estudo das Reações Químicas
Nomes:
Ariel Machado de Araujo: ............................................................................
Marcelo Santos: ............................................................................
Raphael Porto: ............................................................................
João Gilberto: ............................................................................
Turma: 223
Data de realização: 17/07/2014
Data de entrega: 24/07/2014
I – Objetivo
Equacionar e classificar quanto ao tipo cada reação química realizada; reconhecer alguns fatores que influenciam na velocidade das reações.
II – Introdução
Uma reação química é uma alteração química onde matéria (um reagente ou mais reagentes) se converte em uma nova substância ou substâncias (produto ou mais produtos). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias (ex. fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade). Algumas reações são acompanhadas de indicações externas (ex. mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz). Pode-se afirmar que uma reação química é a transformação da matéria em que uma ligação química é criada ou desfeita. Após a ocorrência de uma reação química ela precisará de uma equação química, que é a representação gráfica da reação química. Nas equações químicas colocamos os elementos que estão envolvidos nas reações de forma abreviada, que representam a escrita usada pelos químicos de forma universal, ou seja, através de símbolos já padronizados que são os mesmos em qualquer país.
Existem quatro tipos de reação que são os principais vistos, que são Reação de Síntese ou Adição, Reação de Análise ou Decomposição, Reação de Simples Troca e Reação de Dupla Troca.
A Reação de Síntese é a reação onde duas ou mais substância se combinam diretamente para