Preparo de soluçoes
As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria.
Sendo assim, solução é a denominação ao sistema em que uma substância está distribuída, ou disseminada, numa segunda substância sob forma de pequenas partículas, ou seja, são todas as misturas homogêneas constituídas de duas ou mais substâncias.
As soluções se diferenciam inicialmente quanto a dois fatores principais: fase de agregação e condutibilidade elétrica. Elas também podem ser classificadas segundo a relação existente entre a quantidade de soluto na solução quanto insaturadas, saturadas e supersaturadas. E ainda é comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.
Soluto e solvente
Soluto e Solvente são os termos usados para representar os componentes de uma solução, onde Solvente é o componente da solução que se encontra em maior quantidade, é a substância que está sendo dissolvido e soluto, o que se encontra em menor quantidade, é a substância que efetua a dissolução.
O solvente considerado mais importante é a água, chamada solvente universal, pois é a substância que dissolve a maior quantidade de solutos.
A água é chamada solvente polar pelo fato de suas moléculas serem eletricamente polarizadas (possuem carga negativa no lado do átomo de oxigênio e carga positiva no lado do hidrogênio): +δ H H δ+ {δ carga elétrica parcial}– δ O δ-
Solubilidade
A solubilidade é a propriedade que as substâncias têm de se