movimentação de materiais
É uma estratégia única construída em termos de conceitos logísticos que procuram utilizar de forma eficiente e criativa as ferramentas, os processos e soluções conhecidas na prática para criar um novo conceito de produção, no qual fornecedores são partes do processo de produção.
Vantagens
- Comprometimento dos fornecedores de módulos com o sucesso do conjunto e não de partes do produto, já que só são remunerados quando o produto é aprovado funcionalmente aceito.
- Prioridade junto à casa matriz do fornecedor do módulo em caso de problema de entrega ou qualidade, pois há um "embaixador" do modulista dentro da montadora.
-Qualidade de montagem melhorada, pois feita pelo fornecedor do módulo que tende seguir à risca prescrições de montagem, o que não acontece em fábricas convencionais.
Desvantagens
- Negociação salarial nivelada pelos padrões de montadora, com possível perda de margem pelas fornecedoras de autopeças.
- Assuntos tratados têm de passar pela concordância de 8 parceiros, podendo levar a tempo mais longo, como no caso de uma negociação sindical.
Células de produção
A Célula de Produção é uma ferramenta gerencial originária do sistema Japonês Just in time, usada atualmente por empresas de todos os ramos de atividade, no mundo inteiro. É um conceito que divide uma fabrica em pequenas fabricas mais ou menos independentes e não obrigatoriamente no mesmo prédio. A soma dos produtos dessas unidades compõe o produto final.
Áreas restritas
Esta área é exclusivamente de uso interno da Empresa, portanto só empregados devem ter acesso à ela.
Equipamentos de Movimentação
Empilhadeiras:
Empilhadeiras de combustão interna
As empilhadeiras de combustão interna recebem esse nome exatamente porque são operadas por meio de combustão interna, e são próprias para operação ao ar livre, devido ao escape de gases que ocorre durante a combustão. Essas empilhadeiras são movidas a gasolina, óleo diesel, gás natural comprimido ou gás propano