preparo de sol
Relatório
Preparo de soluções
Fortaleza, outubro de 2013.
OBJETIVO
Através de uma solução de biftalato de potássio (C8H5KO4) 0,1 mol/L contendo fenolftaleína padronizar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L
INTRODUÇÃO
O preparo de uma solução envolve o uso de uma substância no estado solido conhecida como padrão primário, que deve ser solúvel no mesmo solvente da solução problema e reagir com esta. Esse padrão primário é utilizado para a verificação da concentração molar da solução problema, ou seja, da que esta sendo preparada. A esse processo de verificação da concentração real dá-se o nome de padronização.
O biftalato (C8H5KO4) é normalmente utilizado na normalização de NaOH como sendo um padrão primário. Ele é diluído em água fervida e resfriado à temperatura ambiente (eliminação de CO2 dissolvido).
A água funciona como solvente do biftalato, e a quantidade de água adicionada depende de dois fatores: deverá ser o suficiente para dissolver o biftalato e baixa o suficiente para que se possa ver a mudança de cor do indicador utilizado.
A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco. É insolúvel em água e solúvel em etanol. Utilizada freqüentemente em titulações, na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8. Se a concentração do indicador for particularmente forte, pode tomar uma cor carmim ou fúcsia.
Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma