Preparo de Nacl
Polímeros são macromoléculas formadas a partir de moléculas menores - os monômeros. O processo de transformação desses monômeros, formando o polímero, é chamado polimerização. A massa molecular de um polímero varia muito, sendo que em uma porção de material polimerizado existem moléculas maiores e menores;
Polímero uréia-formaldeído:
Reação????
É um polímero tridimensional obtido a partir da uréia e do formaldeído. Quando puro é transparente, e foi por isso usado como o primeiro tipo de vidro plástico. No entanto, ele acaba se tornando opaco e rachando com o tempo. Este defeito pode ser evitado pela adição de celulose, mas ele perde sua transparência, sendo então utilizado na fabricação de objetos translúcidos. Esse polímero é também usado em vernizes e resinas, na impregnação de papéis. As resinas fenol-formaldeído e uréia-formaldeído são usadas na fabricação da fórmica.
OBJETIVO
Determinar através de uma reação entre a uréia e formaldeído uma resina chamada, uréia-formaldeído.
METODOLOGIA
a) Em um erlenmeyer de 50 mL coloque 6 g de uréia, 10 mL de formaldeído, e 2 mL de hidróxido de sódio 10%¨. Aqueça em banho Maria 80ºc durante 15 min. (Agitando em movimento circulares).
b) Resfrie a mistura em banho de gelo por aproximadamente 10 min, agitando em movimentos circulares.
c) Retire o erlemeyer do banho de gelo e adicione solução de ácido sulfúrico 30%, gota a gota ( aproximadamente oito gotas), ate a completa neutralização da mistura. Verifique o PH. Nessa etapa podem ser adicionados corantes a mistura para obtenção de resinas coloridas.
d) Aqueça novamente a mistura em banho Maria (80ºC), e adicione lentamente gota a gota solução de ácido sulfúrico 30% ate que se torne bastante consistente.
e) Nesse ponto, verta a mistura rapidamente em moldes apropriados e lave imediatamente o erlemeyer. O material deve ser mantido em estufa a 50ºC por aproximadamente 2 horas para o endurecimento da resina.