Preparo de NaCl
CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PREPARAÇÃO DO CLORETO DE SÓDIO
Ingrid Aparecida dos Santos Guimarães
Paola da Silva Batisteli
Química Geral 2
Profº: Rodrigo Giovanni
Concórdia – 06/10/2014
1. INTRODUÇÃO:
As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior. Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudança de cor, evolução de calor ou luz, formação de uma substância volátil, formação de um gás, entre outros. (PAULA, )
O rendimento real de uma reação é a razão entre o produto realmente obtido e a quantidade que teoricamente seria obtida, de acordo com a equação química correspondente.(FOGAÇA,)
O bicarbonato de sódio, é um composto de fórmula NaHCO3, é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água. Este apresenta-se como um pó branco que, por aquecimento, perde gás carbônico. (ALVES, )
O ácido clorídrico, HCl, apesar dele ser altamente tóxico em caso de ingestão na sua forma líquida, esse ácido está presente no suco gástrico. O ácido também age como um ativador da enzima chamada pepsina para que ela quebre as proteínas que são grandes moléculas, em cadeias menores para que possam ser mais facilmente absorvidas. (LORENA, )
O Cloreto de Sódio, mais conhecido como sal de cozinha, é classificado como sendo um composto iônico cristalino. O sal ele é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos e um popular tempero, em geral é uma substância que em solução aquosa sofrem dissociação e apresenta ponto de fusão e ponto de ebulição elevada. Cloreto de sódio e íons são os dois principais componentes do sal. O sal está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo. O aumento excessivo de sal causa risco a saúde como a hipertensão arterial.