Preparo de soluções(nacl/ki)
O comportamento das soluções depende das suas concentrações. Adota-se o termo concentração para designar a quantidade de soluto dissolvida em uma determinada quantidade de solvente ou solução essas quantidades podem ser dadas em massa, volume, mol, etc. Quanto maior a quantidade de soluto maior a concentração da solução. A concentração é dada entre massa do soluto em gramas e o volume da solução em litros.
C= m / v
C= concentração comum (g/L) m= massa do soluto (g) v= volume da solução (L) Em relação a cálculos as concentrações, podem ser determinadas em gramas por litro g/L (concentração comum), ou em mol (quantidade de matéria), em mol por litro (mol/L). Elas também podem ser determinadas em partes por milhão (ppm), e em porcentagem (%), etc. Mas esse relatório ira usar as concentrações em g/L, ou seja, solução comum.
II - Objetivo: Preparar uma solução de NaCl (Cloreto de Sódio) e uma de KI (Iodeto de Potássio).
III - Matérias e Reagentes Utilizados:
NaCl
KI
Béquer
Bastão de Vidro
Balão Volumétrico de Fundo Chato
H2O
IV - Procedimento:
1º - Preparar uma solução de NaCl afim da mesa apresentar C= 20g/l sendo um volume de 0,1L e massa igual a 2g.
Obs.: Por não ter no laboratório um balão de 0,1L (100mL), nesse procedimento utilizamos o balão de 0,05L (50mL), nesse caso utilizando os seguintes dados: C=10g/L.
V=0,05L e m= 1g
Foi pesado 1g de NaCl em um béquer de 150mL , adicionou-se 40% de água para diluir o NaCl o bastão de vidro foi usado, logo após transferiu-se a solução para um balão volumétrico de fundo chato de 50mL, e completou-se o volume do mesmo com água até a aferição do menisco.
2º-Preparar uma solução de KI, cuja massa de 5g contida em um volume de 0,05L. Depois pesou se 5g de KI em um béquer de 150mL, e novamente foram adicionados 40% de água para a diluição do KI com o auxilio do bastão de vidro, logo após transferiu se a solução para o balão de 50mL, completando-se com água ate o