PREPARAÇÕES DE TAMPÕES
1. Resumo
Tampões são sistemas aquosos que possuem a tendência a resistir a alterações no pH quando pequenas quantidades de ácido (H +) ou base (OHsão adicionadas. Estes sistemas são constituintes de um ácido fraco (um doador de prótons) e sua base conjugada (um receptor de prótons).
Tampões são muito importantes em sistemas biológicos, uma vez que a maioria desses sistemas precisam de um grande controle de pH para manter seu bom funcionamento.
O objetivo desse trabalho foi a realização de tampões utilizando-se de um ácido fraco e sua base conjugada, em pH pré-determinados. Os tampões foram feitos a partir de cálculos com a equação HendersonHasselbalch para a obtenção da quantidade correta dos reagentes a serem medidos. Após a mistura dos reagentes, obteve-se solução tampão acetato com pH=3,9 e solução tampão fosfato com pH=6,9 (pHs pré-determinados no experimento: pH=4,0 e pH=7,0, respectivamente), mostrando que a equação de Henderson-Hasselbalch é eficiente para o cálculo de tampões.
2. Introdução
A grande maioria dos processos biológicos são dependentes do pH e uma pequena variação neste parâmetro produz uma grande mudança na velocidade destes processos. Isto é válido não apenas para as reações nas quais os íons H+ são participantes diretos, mas também para aquelas em que não existe aparentemente um papel para estes íons. As enzimas que catalisam reações celulares e muitas das moléculas onde elas atuam contêm grupos ionizáveis com valores de pKa característicos. Por exemplo, os grupos amino e carboxil protonados de aminoácidos e os grupos fosfato de nucleotídeos agem como ácidos fracos e seu estado iônico é determinado pelo pH do meio circundante (NELSON e COX, 2011).
Células e organismos mantêm um pH constante e específico, em geral ao redor do pH 7, mantendo as biomoléculas no seu estado iônico apropriado para seu bom funcionamento. Nos organismos multicelulares, o pH dos fluidos extracelulares é também