Desenho Arquitetonico
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutCompartilhar com o Pinterest Marcadores: ABNT,Rodapé de parede Postado por Elciney Araujo
(Saídas de Emergência em Edificações) e a NBR
9050/2004 (Norma de Acessibilidade):
Circulações Verticais
São meios não mecânicos e mecânicos que permitem a ligação entre planos de níveis diferentes. meios não mecânicos – escadas e rampas. meios mecânicos - elevadores, escadas rolantes, esteiras rolantes, planos inclinados etc.
Meios não mecânicos
1. Escadas
As escadas são constituídas por:
Degraus – pisos + espelhos
Pisos – pequenos planos horizontais que constituem a escada.
Espelhos – planos verticais que unem os pisos.
Patamares – pisos de maior largura que sucedem os pisos normais da escada, geralmente ao meio do desnível do pé direito, com o objetivo de facilitar a subida e o repouso temporário do usuário da escada.
Lances – sucessão de degraus entre planos a vencer, entre um plano e um patamar, entre um patamar e um plano e entre dois patamares.
Guarda-corpo e corrimão – proteção em alvenaria, balaústre, grades, cabos de aço etc na extremidade lateral dos degraus para a proteção das pessoas que utilizam a escada.
Dimensionamento de escadas segundo a NBR 9077 (Saídas de Emergência em Edificações) e a NBR
9050/2004 (Norma de Acessibilidade):
As dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada, atendendo às condições definidas a seguir, excetuando-se as escadas fixas com lances curvos ou mistos (retos + curvos). Dessa forma, devem ser seguidos os seguintes parâmetros:
a. pisos (p) :