Preparação e quantificação de hidróxido de sódio
Objetivo: Produzir hidróxido de sódio a partir da eletrólise da salmoura e quantificar seu rendimento através de cálculos estequiométricos.
Introdução teórica: O hidróxido de sódio ou soda cáustica é uma base química utilizada na indústria na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também é usado para desobstruir encanamentos por seu poder de corrosão. Quanto suas características não se apresenta como um sólido molecular, sendo um sólido completamente iônico, onde seus cátions sódio (Na+) e seus ânions hidróxido (OH-) ficam dispostos numa rede cristalina. Sua produção é dada principalmente a partir de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura) por eletrólise que é uma reação não espontânea onde há conversão de energia elétrica em energia química. Na eletrólise o NaOH é produzido juntamente com hidrogênio e cloro (processo cloro-álcali).
Materiais e reagentes
2 Grafites; Ácido clorídrico 0,083 M;
Recipiente plástico transparente médio com tampa; Fenolftaleína;
2 Recipientes plásticos pequenos; Cloreto de sódio (NaCl);
Mangueira; Água (H2O).
2 Balões de fundo chato;
Pipeta volumétrica 2 mililitros (ml);
Pêra de segurança;
4 tubos de ensaio;
Bureta 50 mililitros (ml);
Erlenmeyer;
Béquer;
Garra;
Estante para tubos de ensaio;
Caneta marcador;
Tesoura;
Resina epóxi;
Cola instantânea;
Pano multiuso amarelo;
Retificador;
Suporte universal;
Procedimentos
Parte 1
Inicialmente a aparelhagem para a preparação do hidróxido de sódio foi montada, seguindo os seguintes passos: Recipiente plástico transparente médio com tampa (como cuba) foi delimitado pelo pano multiuso amarelo (como membrana permeável) que foi fixada ao recipiente com cola instantânea; A