Materiais de Construção - Materiais Metálicos
EDIFICAÇÕES 2012.1
Seminário de Materiais de Construção
Definições:
Metais: do ponto de vista tecnológico, o metal é um elemento químico que existe como cristal ou agregado de cristais no estado sólido e é caracterizado pelas seguintes propriedades:
• Alta dureza;
• Elevada plasticidade (grandes deformações sem ruptura);
• Boa condutibilidade térmica e mecânica;
• Etc.
Devido à sua plasticidade, podem ser transformados em peças decorativas, elementos estruturais, portas, esquadrias, pisos, grades, etc...
Apesar de ser grande produtor e exportador de aço, o Brasil não possui tradição quando se fala no uso desse material na construção civil. Ao contrário do que acontece nos países desenvolvidos, onde a tecnologia para uso do metal desenvolve-se desde antes da virada do século - como a Torre Eiffel.
Os metais usados na arquitetura são aço e alumínio. O alumínio, dá forma às esquadrias, janelas, portas, coberturas e fachadas; não sendo utilizado como elemento estrutural em função de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentação. Já o aço, além de esquadrias em geral, está presente também na estrutura, seja na forma de vergalhões - o esqueleto do concreto armado – ou como colunas, pilares e vigas que podem ou não ser combinadas com alvenaria ou concreto.
Definições:
Minerais: são metais encontrados diretamente na natureza ou na forma combinada com outros elementos.
Minérios: são os minerais dos quais se podem extrair os metais. São os modos como normalmente os metais se encontram na natureza, em forma de misturas de metais ou compostos de metais e impurezas, sempre com a possibilidade de serem processados economicamente.
Jazida ou depósito: massa de minérios ou mistura de minérios existentes na superfície ou no interior da terra em quantidades suficientes para serem explorados economicamente.
Definições:
Ligas: são os produtos metalúrgicos provenientes da mistura