Flash mobs
O prazo cunhado em 2003, geralmente não é aplicada a eventos e performances organizadas para fins de política (como protestos), propaganda comercial , truques publicitários que envolvem relações públicas empresas ou profissionais pagos.Nestes casos, de um propósito planejado para a atividade social em questão, o termo smart mobs é muitas vezes aplicado em seu lugar.
Os primeiros flash mobs foram criados em Manhattan em 2003, por Bill Wasik , editor sênior da revista Harper . A primeira tentativa não foi bem sucedida após a loja de varejo alvo foi avisado sobre o plano para que as pessoas se reúnem . Wasik evitado esses problemas durante o primeiro flash mob bem sucedido, o que ocorreu em 17 de junho de 2003, às Macy loja de departamentos, através do envio de participantes para as áreas-no estadiamento preliminar quatro barras-onde Manhattan que receberam instruções adicionais sobre o evento final e local pouco antes do evento começar.
Mais de 130 pessoas convergiram para o nono departamento tapete do assoalho da loja, reunindo em torno de um tapete caro. Qualquer abordado por um assistente de vendas foi aconselhado a dizer que os coletores viveram juntos em um armazém nos arredores de Nova York, que estavam comprando um "tapete do amor", e que fez todas as suas decisões de compra em grupo. Posteriormente, 200 pessoas inundaram o lobby e mezanino do Hyatt hotel em aplausos sincronizado por cerca de 15 segundos e uma boutique de calçados em SoHo foi invadida pelos participantes fingindo ser turistas em uma viagem de ônibus.
Wasik alegou que ele criou flash mobs como um experimento