tratamento de agua
Química Experimental l I
Análise da Acidez do Leite
Nomes: Luis Diego Paulo Henrique
Professor: Lorival
São Roque, Abril de 2013.
Introdução
A acidez do leite fresco varia de 0,12 a 0,23% em ácido lático. Vários são os métodos utilizados para a quantificação da acidez em leite e derivados. Todos eles, no entanto, utilizam soluções de hidróxido de sódio como titulante e solução de fenolftaleína como indicador. A acidez é determinada pela porcentagem de ácido lático no leite. O leite possui acidez natural que varia de 14 a 16° Dornic (um grau Dornic corresponde a 0,001g de ácido lático contido em 10ml de leite, a 0,01% de ácido lático (g ácido lático/100g leite) e com o desenvolvimento bacteriano, a lactose é transformada em ácido lático. O crescimento excessivo de bactérias pode elevar acidez a níveis elevados (< 18° D) impedindo a recepção e processamento do leite.
Para determinação da acidez real do leite, foi realizada uma titulação que utilizou como solução padrão, o hidróxido de sódio (0,1 M), conhecida por soda Dornic, e solução alcoólica de fenolftaleína a 1% como solução indicadora. A base reagirá com o ácido presente em solução no leite, e ao término da reação ocorrerá mudança na coloração, indicando o ponto final da titulação.
Objetivo
Determinar o teor de acidez do leite através da Titulação, um dos fatores que determina a qualidade do leite é a sua acidez.
Determinar o teor de acidez do leite em Dornic. Ácido láctico ou Ácido alfa hidroxi Propanoico. Fórmula CH3 - CH – COOH.
Materiais Utilizados
Erlenmeyer de 250 mL; Bastão de vidro; Becker de 250 mL; Balão Volumétrico de 250 mL; Pêra; Proveta de 100 mL; Espátula; Bureta de 50 mL; Suporte Universal; Garra; Pisseta com água; Funil de Vidro; Solução de fenolftaleína a 1%; Hidróxido de Sódio (NaOH) P.A. e Leite Integral UHT.