Preparação e padronização
Uma solução pode ser definida como uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. E ao prepará-la sempre analisar se ela é básica ou ácida. Uma solução básica é uma substância que quando dissolvida em água libera íons OH-, como único tipo de ânion, ou seja, seu pH varia de 8 a 14; e uma solução ácida é uma substância que quando dissolvida em água libera íons de H+, como o único tipo de cátion, seu pH varia de 1 a 6.
Para saber se uma solução é ácida ou básica, usa-se indicadores de pH ou também chamados de indicadores de ácido-base. Exemplos são a fenolftaleína e vermelho congo. A fenolftaleína na presença de uma solução ácida é incolor e em solução básica apresenta uma coloração rosa. Já o vermelho congo em solução ácida apresenta coloração avermelhada e em solução básica é incolor.
A análise volumétrica ou volumetria consiste em determinar a concentração de uma solução, ou seja, mede-se, com uma bureta, o volume da solução química de concentração desconhecida através de uma solução de concentração conhecida. Esta solução é chamada de titulante e o segundo titulado. No caso, da análise volumétrica clássica, a adição de titulante ao titulado faz-se até que se atinja o chamado ponto de equivalência da volumetria, tornando o titulado uma solução padrão, isto é, uma solução com concentração conhecida.
A concentração é a razão entre a massa de uma substancia e o volume da solução em que esse composto se encontra dissolvido. A forma com que uma substância se distribui em outra por unidade de referência. Essa unidade de referência pode ser o volume ou massa de solução ou até de solvente.
OBJETIVO GERAL:
Preparar e padronizar soluções ácidas e básicas.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Preparar soluções ácidas e básicas de concentração de 0,1 mol/L e obter a concentração de cada solução de HCl e NaOH.
PROCEDIMENTO:
- Preparação das soluções ácidas e básicas de 250 mL de solução 0,1 mol/L (hidróxido de sódio e ácido clorídrico).
Hidróxido de Sódio