preparação vocal
UNIDADE EM MONTENEGRO
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
PATRICK DA COSTA SILVA
PRÁTICA EM CONJUNTO VOCAL: PLANO DE AULA – PREPARAÇÃO PARA O CANTO
MONTENEGRO
UERGS
2012
1 A VOZ E SEUS DEVIDOS CUIDADOS
A voz, assim como qualquer parte do nosso corpo, requer muitos cuidados. O mau uso dela pode causar lesões nas cordas vocais da pessoa. É importante citar que o segredo do bom uso da voz não está relacionado só ao aquecimento vocal antes de cantar, e sim também aos cuidados que temos sobre nossas cordas vocais no dia-a-dia. Para conservarmos nossa voz podemos evitar algumas coisas como: cuidar ao tossir para não agredir as cordas vocais, evitar pegar correntes de ar ao final de uma apresentação ou aula vocal, descansar a voz, evitar beber água gelada, ter uma alimentação balanceada.
Cantar bem não significa cantar da forma correta. Muitas vezes, bons cantores, artisticamente falando, acabam com um envelhecimento vocal precoce por causa do mau uso da voz. Para cantar devemos trabalhar a impostação da voz.
Assim como qualquer instrumento, nosso corpo também produz sons e, além disso, podemos explorá-lo fazendo diversas experimentações musicais, principalmente com a voz.
2 PREPARAÇÃO PARA UMA AULA VOCAL
O primeiro procedimento que se deve fazer ao iniciar uma aula vocal ou alguma outra atividade intensa com a voz é a preparação corporal e o aquecimento vocal e respiratório. Estes exercícios disponibilizam ao corpo condições adequadas para uma atividade mais intensa, prevenindo-o de possíveis danos. Preparando a musculatura de forma correta, evitamos esforços desnecessários, além de também nos dar maior resistência e flexibilidade. Os exercícios corporais, respiratórios e vocais podem ser feito com duração de aproximadamente dez a vinte minutos.
2.1 EXERCÍCIOS CORPORAIS
Primeiramente antes de aquecermos nossa voz, é importante alongar e relaxar nosso corpo, pois