Relatório de microeconomia - padaria
Introdução
1. Objetivo do Trabalho
O objetivo do trabalho é analisar a oferta, demanda e estrutura de mercado da padaria. Levando em conta a produção do pão francês e a partir de duas visitas e informações disponibilizadas pelos donos.
2. A Empresa A Padaria é classificada, pelo critério do BNDES, como uma empresa de pequeno porte. Está há 30 anos no mercado, servindo a várias linhas de produtos, tendo não só o pão francês, mas também pães diversos e confeitaria. Atende ao público geral e a empresas, fornecendo coffee breaks. Procura sempre ter produtos de produção própria, priorizando qualidade à preço.
Análise da Demanda
1. Análise de Produto O pão francês é considerado bem de consumo saciado pois quando a renda do consumidor aumenta a demanda não sofre alterações e em certos casos pode ser considerado como bem de giffen por conta dos altos preços trazerem um maior consumo, o que faria a demanda ser crescente. No caso da padaria estudada foi determinado como bem saciado, pois os consumidores disseram não ligar para o preço e sim pela localidade (como será mostrado em comportamento dos compradores). O pão francês é um produto de extrema importância na alimentação familiar e por isso não possui um produto substituto completo, porém, podemos elencar o pão de forma como um quase substituto, por muitas vezes, ser escolhido por conta do consumidor estar distante da padaria, ou por durar mais. Bens complementares são vários: manteiga, margarina, geleia, frios etc., mas mediante a pesquisas mostra-se que esses bens não influenciam muito a demanda do pão, pois há vários modos de ser consumido.
2. Comportamento dos Compradores
O comportamento observado por parte dos compradores é que o movimento de pico é no horário de fim de tarde, na hora do rush. A etapa das pesquisas foi feita exatamente nesse período a fim de descobrir quais eram os fatores que afetam a demanda do pão francês na padaria. O resultado está presente no