Expressão Vocal
1 – Qual o primeiro procedimento ao iniciar uma aula de canto ou um ensaio de um grupo vocal?
Primeiro procedimento é fazer exercícios de relaxamento muscular, com alongamento de braço, movimentos giratórios com a cabeça, com os ombros, quadris, joelhos e pés, fazer caretas procurando utilizar todos os músculos do rosto, massagear a cabeça com as pontas dos dedos, com os ombros soltos ao longo do corpo, fazer movimentos de rotação dos ombros, para frente e para trás, esticar os braços para frente, depois girar 360°. Em seguida, exercícios de respiração, levantando os braços acima da cabeça, ao mesmo tempo respirar e soltar o ar. Em seguida soltar o ar através de um longo som de “s” enquanto abaixavam os braços. Depois, uma série de exercícios de inspiração e expiração estimulando o ataque diafragmático.
2 – Qual a importância da preparação corporal para o canto? cite algumas formas.
A preparação corporal é importante, além de deixar o coro mais descontraído deixa o corpo mais relaxado, assumindo uma postura mais elástica sem tensão, as formas de preparação já citei no exercício anterior.
3 – Quais os órgãos do aparelho respiratório e suas funções?
Cavidades nasais, o nariz serve de entrada do ar e saída, aquece, filtra, umidifica, e ajuda na ressonância, vibração e amortização do som. A faringe, amplia os sons faz parte da caixa de ressonância e é uma via de passagem do ar. Laringe, é onde fica as cordas vocais, com a passagem do ar elas se fecham, o ar faz pressão causando uma vibração que produz o som. Traqueia, é o suporte para vibração das cordas vocais, também via de passagem de ar e defesa da via aérea. Os Pulmões são o fole e reservatório de ar para vibrar as cordas vocais e a musculatura respiratória desencadeia o processo respiratório e é responsável pela produção de pressão no ar que sai.
4 – Cite alguns tipos de respiração e qual a mais indicada para fins do canto?