Arte Ilsamica
2800 palavras
12 páginas
Islã – Arte e Religiosidade Introdução:
Antes do surgimento de um império, a Arábia era composta por povos semitas que viviam em diferentes tribos, e apesar de falarem a mesma língua, estes povos possuíam diferentes estilos de vida e de crença. O Império Árabe teve a sua formação a partir da origem do Islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé, mas a unificação da Arábia só ocorreu após a morte do profeta, em 632.
A partir desta unificação, o império árabe se expandiu impulsionado pela religião islamita. Os seguidores do alcorão acreditavam que deveriam converter todos ao islamismo, através da Guerra Santa. O império religioso chegou ao Iêmen,
Pérsia, Síria, Omã, Egito e Palestina. Em 711, dominaram grande parte da península ibérica, e espalharam a sua cultura pela região da Espanha e Portugal.
“Durante os primeiros séculos de dominação muçulmana no Irã a velha língua e com ela a velha escrita desapareceram gradualmente da memória, exceto entre uma pequena e cada vez mais exígua minoria. Ate mesmo a língua foi transformada pela conquista, de forma muito parecida com a maneira como o anglo saxão se transformou no inglês. Só em tempos relativamente modernos é que a pesquisa erudita iniciou o resgate e a decifração de velhos escritos e inscrições persas e, destarte, deu partida ao levantamento da historia préislâmica do Irã.”
(Lewis, Bernard – Oriente Médio: Do advento do cristianismo aos dias de hoje/ Bernard Lewis; tradução, Ruy Jungmann. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.)
Conforme podemos perceber na citação acima, o Império árabe impôs não só sua religião aos povos conquistados, mas também, sua escrita, sua arte e sua língua, enfim, sua cultura, já que esta era intrinsecamente