Machado de Assis - Fundamentos da Expressão Vocal
Sobre o Autor:
Joaquim Maria Machado de Assis (21 de julho 1839 – 29 de setembro 1908) nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Consagrou-se como um dos maiores escritores do país, era cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta. Teve pouco acesso à educação, como queria subir socialmente, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Foi fundador e primeiro presidente da academia brasileira te letras, até hoje é grande referência na literatura brasileira, os temas abordados permanecem atuais. Machado de Assis morreu de câncer, em sua cidade natal, no ano de 1908.
Contos:
Todos os contos foram escritos no século 19.
A Cartomante foi escrito em 1884, e aborda o tema da traição, como uma característica inerente do ser humano, e é a história de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso.
A ideia do texto é que as pessoas parem de acreditar no que é desconhecido.
O Caso da Vara foi escrito em 1891, tem como tema a questão da escravidão e o poder.
As ideias abordadas é como a escrava é maltratada por Sinhá Rita e o interesse das pessoas.
O Enfermeiro foi escrito em 1896 com a temática principal referente a culpa. O enfermeiro foi trabalhar na casa de um velho coronel a quem todos tinham como pessoa intratável. Seu nome era Felisberto. Toda ação se passa nesta casa, o narrador é o próprio enfermeiro que conta sua história em primeira pessoa.
A ideia do texto é mostrar o peso na consciência do enfermeiro por ter acabado de matar o coronel e ter recebido a herança do mesmo.
O Espelho escrito em 1882 tem como tema a alma humana, metaforizada no espelho. O espelho representa a