Preparação de solução e diluição
Introdução
A prática 1 objetivou preparar soluções aquosas ácidas e básicas, além de calcular a massa e o volume para a preparação das mesmas.
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, classificadas em: soluções aquosas, soluções não-aquosas e soluções sólidas. Elas são formadas por um ou mais soluto (substâncias que são dissolvidas,são em menor quantidade) e um solvente (presente em maior quantidade, dissolve as outras substâncias).
A diluição é resultado da preparação de uma solução de menor concentração a partir de outra mais concentrada, adicionando-se solvente. A massa e o número de mol do soluto não se alteram. Ao ter a capacidade de dissolver uma substância em outra tem-se a solubilidade. Esta capacidade, ao que se diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja, existe um máximo de soluto que pode-se dissolver em certa quantidade de solvente.
Para calcular a concentração de solução, existem várias unidades, destacando-se a concentração simples (C), molaridade (M) e título (T). A concentração simples é definida como a razão entre a massa do soluto,em grama, e o volume da solução, em litros.A molaridade, concentração molar, é o número de mols do soluto dividido pelo volume da solução em litros, assim, sua unidade é mol por litro. Já o título define-se como a razão entre a massa do soluto e a massa da solução,em grama, com uma variação percentual de 0 a 100.
Após a diluição, a nova concentração pode ser calculada através das seguintes fórmulas:
No experimento, para a preparação da solução aquosa ácida, os reagentes adotados foram água e HCl (ácido clorídrico) e utilizou-se de 1 balão volumétrico de 100 ml, 1 pisseta com água destilada, 1 pipeta graduada de 10 ml, 1 pipeta volumétrica de 10 ml, 1 proveta de 50 ml, 1 bécker de 50 ml. Já para a preparação da solução aquosa básica, os reagentes adotados foram a água e o KOH (hidróxido de potássio) e utilizou-se de 1