Preparação de Solução Acida e Básica.
Aula Experimental 05: Preparação de Solução Acida e Básica.
Introdução
Os primeiros químicos aplicavam o termo ácido a substâncias que têm sabor azedo acentuado, o vinagre, por exemplo, contém ácido acético, CH3COOH. As soluções em água das substancias que eram chamadas de bases eram reconhecidas pelo gosto de sabão.
Os ácidos e as bases, por exemplo, mudam a cor de certos corantes conhecidos como indicadores. Um dos indicadores mais conhecidos é o tomassol vermelho e as soluções de bases em água, também conhecidos como, soluções alcalinas, a deixam azul. O medidor de PH permite identificar rapidamente uma solução como ácida ou básica: Uma leitura de PH abaixo de 7 indica que a solução é ácida e uma leitura acima de 7 indica que a solução é básica.
Ácidos e Bases em solução em água;
As primeiras definições de ácido e base foi proposta pelo químico Sueco Svante Arrhenius, por volta de 1884.
Um ácido é um composto que contém hidrogênio e reage com água para formar íons hidrogênio.
Uma base é um composto de íons hidróxido na água.
Essas substâncias de ácidos e bases de Arrhenius, o HCL, por exemplo, é um ácido de Arrhenius, por que libera um Íon hidrogênio, Hᶧ(um próton) quando se dissolve em água. O hidróxido de Sódio é uma base de Arrhenius, por que íons OH⁻ passam para a solução quando ela se dissolve. A amônia também é uma base de Arrhenius, por que ela produz íons OH por reação com água.
NH3(aq) + H2o(L) NHᶧ4(aq) + OH⁻(aq)
A definição de Bronsted Lowry para ácidos e bases:
Um ácido é um doador de prótons;
Uma base é um aceitador de prótons.
Quando uma molécula de um ácido se dissolve em água, ele transfere um íon hidrogênio, Hᶧ a uma das moléculas de água para formar um íon hidrogênio H3oᶧ, assim quando o cloreto de hidrogênio, HCL, se dissolve em água, libera um íon hidrogênio e a solução resultante contém