PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES E TITULOMETRIA
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES E TITULOMETRIA
Relatório de Química Experimental apresentado ao IFPR – Instituto federal do Paraná - como requisito parcial para obtenção de conceito bimestral Profª. Drª. Vanessa Aparecida Marcolino.
PARANAVAÍ
2014
1 Introdução
1.1 SOLUÇÕES
Denomina-se solução toda mistura homogênea sendo que em uma solução elemento em maior quantidade é chamado de soluto e o menor de solvente onde eles formam sempre um sistema monofásico (FONSECA, 1993).
Para a preparação de soluções adiciona-se solvente a uma solução, ou seja, ocorre uma diluição, portanto a solução final terá seu volume alterado, mas a valor do soluto será o mesmo (LINGUANOTO e UTIMURA, 1998).
1.2 TITULOMETRIA
Considerada como uma analise quantitativa vem a receber o nome titulometria analise com objetivo de determinar a concentração de soluções por meio de reação química entre a solução de concentração conhecida (solução padrão ou solução titulada) e outra solução de concentração desconhecida (solução problema) (SARDELLA, 2003).
Nas soluções padrões caracterizam-se como padrão primário e secundário onde o padrão primário é um composto no qual deve apresentar alto grau de pureza (99,9% ou superior) sendo um reagente puro e estável podendo ser dissolvido em água destilada ou deionizada, tendo uma pesagem direta. No padrão secundário permite preparar uma solução titulante sendo utilizado na falta do padrão primário dessa forma sua concentração é determinada após a padronização sendo assim uma solução padrão (MATOS, 2001) .
O processo titulometrico pode ser utilizado em dois métodos: volumetria: medida dos volumes das soluções de reagentes e gravimetria: