formaçao
Ênfase em Engenharia de Instalações no Mar
QUÍMICA GERAL I EXPERIMENTAL
Professora: Adriana Doyle
PRÁTICA V – DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DO ÍON HIDROGÊNIO POR MEIO DE INDICADORES
1. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA E DESCARTE DE RESÍDUOS:
Leia todas as instruções relacionadas à experiência que irá realizar. Separe os materiais necessários, lave-os e, se estiver trabalhando em grupo, divida as tarefas entre os colegas.
Use os EPI’s necessários: óculos de segurança e avental. Não será permitida a participação do aluno nas aulas de laboratório, se o mesmo não estiver com jaleco, calça comprida e sapatos fechados.
Se você tem cabelos longos, mantenha-os preso.
Durante a realização do experimento, mantenha apenas o roteiro experimental sobre a bancada.
As soluções deverão ser descartadas em recipientes apropriados. Não descarte nenhum reagente na pia. Na dúvida consulte os professores.
Lave todas as vidrarias utilizadas e mantenha a bancada limpa após o uso.
2. TEORIA
Os indicadores ácido-base são corantes cujas cores, dependem da concentração do íon hidrogênio na solução. Há muitos corantes que servem para essa finalidade, cada um deles muda de cor dentro de um determinado intervalo de variação da concentração do íon hidrogênio. Por exemplo, o pigmento tornassol é vermelho quando [H+] > 10-6 M ou pH < 6 e azul quando pH > 8.
Nesta experiência você vai avaliar as concentrações de [H+] em soluções ácidas e básicas usando indicadores. Para a solução ácida dois indicadores que apresentam variação de cor na região ácida: alaranjado de metila e azul de timol e para as soluções alcalinas, dois indicadores para a região básica: índigo carmim e alizarina.
Para começar, você vai preparar uma série de soluções com concentrações de [H+] conhecidas na região ácida, diluindo uma solução de ácido forte, HCl 0,1 M. De maneira semelhante, você vai preparar uma série de soluções