Funções quimicas
TÍTULO: Indicador ácido-base;
OBJETIVO: Verificar o PH de várias substâncias do cotidiano;
MATERIAS UTILIZADOS:
Extrato de repolho roxo;
Extrato de beterraba;
Água;
Álcool etílico ou comercial;
Béquer;
Sistema de aquecimento;
Pipeta ou conta-gotas;
Estante para tubo de ensaio;
Tubo de ensaio;
Almofariz e pistilo;
Sistemas para teste do caráter ácido-base: água mineral, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, suco de laranja, suco limão, vinagre, soda cáustica, etc.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Neste experimento, faremos um processo de corantes naturais de plantas selecionadas e os utilizaremos como indicadores para verificação do caráter ácido-base.
PROCEDIMENTO:
1ª parte – Preparação do indicador de repolho roxo
Em um sistema de aquecimento, coloque o béquer com água e repolho roxo no seu interior. Com a ajuda de seu professor, ferva por alguns minutos até formar uma solução escura.
Coe, separando o repolho de seu extrato, e reserve essa solução para análise. Enquanto o extrato deve ser guardado, o resíduo sólido pode ser descartado em lixo comum.
2ª parte – Preparação do indicador de beterraba
Em um almofariz, coloque alguns pedaços de beterraba picada e esmague - a com o auxílio de um pistilo, acrescentando um pouco de álcool etílico para remoção do corante presente no vegetal.
Coe, separando o extrato de beterraba (solução) dos resíduos sólidos. A solução deve ser armazenada e o resíduo sólido pode ser descartado no lixo comum.
3ª parte – Teste do caráter ácido-base
Você necessitará de dois tubos de ensaio ou béqueres para cada substância cujo caráter ácido-base será testado. Assim, haverá dois conjuntos de substâncias para testar.
No primeiro conjunto, faça o teste com o indicador de repolho roxo e, no segundo, com o extrato de beterraba em meio alcoólico.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
Indicador de repolho roxo
Substância
PH
Indicador de repolho roxo +
Suco de laranja =
Ácida (rosa)
Indicador de repolho roxo +