Preparatório Enem 2015
Disciplina: Química
Professor: Josué Lima
Plantão de dúvidas e-mail: josue.lisant@gmail.com
O equilíbrio químico é atingido quando a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa (Vd = Vi). Isso é indicado por uma seta dupla (↔) que aparece na equação química. Além disso, é importante saber o seguinte:
- Interpretar os gráficos do equilíbrio químico;
- Fatores que influenciam no equilíbrio químico, causando o seu deslocamento (como variação da concentração, variação da temperatura e variação da pressão);
- O Princípio de Le Chatelier;
1. (Enem - Adaptada) Às vezes, ao cobrir um refrigerante, percebe-se que uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente. A explicação para esse fato está relacionada à perturbação do equilíbrio química existente entre alguns dos ingredientes do produto, de acordo com a equação:
CO2(g) + H2O(l) ↔ H2CO3(aq)
A alteração do equilíbrio anterior, relacionada ao vazamento do refrigerante nas condições descritas, tem como consequência a:
a) liberação de CO2 para o ambiente.
b) elevação da temperatura do recipiente.
c) elevação da pressão interna no recipiente.
d) elevação da concentração de CO2 no líquido.
e) formação de uma quantidade significativa de H2O.
Para o aluno sair bem em Química Ambiental no Enem é ler com atenção o enunciado, pois ele próprio dará a direção para o enfoque da questão. Além disso, é importante estar bem informado, acompanhando sempre os noticiários.
Dentro de Química Ambiental, os principais assuntos cobrados nas provas do Enem são as causas e consequências dos seguintes problemas ambientais:
1- Aquecimento global;
2- Chuva ácida;
3- Lixo;
4- Destruição da camada de ozônios.
2. (Enem - Adaptada) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem. Um