preparando cidadoes para um novo olhar
Na nova sociedade da informação tem se falado muito sobre o design universal e acessibilidade. Para permitir as pessoas com deficiência a ter autonomia e independência, então foram criadas as tecnologias assistivas.
“Tecnologia assistiva são recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento de atividades diárias por pessoas com deficiência. Procuram aumentar ás capacidades funcionais e assim promover à independência e a autonomia de quem as utiliza”. (MELO, 2007, p. 94)
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série, utilizada para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
Dessa forma, os recursos são exemplificados como qualquer instrumento adaptado como um lápis com um cabo curvado mais grosso, teclado adaptado, leitores de tela, um artefato rústico ou como os últimos citados programas especiais de computador que visam a acessibilidade.
No todo, as pessoas com deficiência se beneficiam com essas tecnologias de informação e comunicação, as chamadas TIC's que tem contribuído significantemente e permitindo o acesso ao conhecimento para pessoas com necessidades especiais independentemente dela qual seja.
Dessa forma busca-se integrar essas pessoas a sociedade, promovendo a inclusão social.
Os profissionais envolvidos no atendimento dessas necessidades especiais possuem o papel de integrar essas informações, possibilitando a redução de preconceito social, promovendo a interligação dessa fatia social que por muito tempo eram por toda a sociedade, inclusive pela própria família, que achava que aquela criança jamais poderia vir a ser uma pessoa com habilidades desenvolvidas